A História da Administração

Yoo Minna!Resultado de imagem para naruto mandando oi

Todos necessitamos da administração em nossas vidas, certo? E, no mínimo, sabemos o conceito básico da mesma. Porém hoje venho lhes propor um passeio breve ao passado, um passado que narra um pouco da História de uma área que chama a atenção de muitos, a área da Administração.

O Início

Muitos pensam que a administração surgiu apenas na Revolução Industrial, porém há indícios de que ela surgiu há 5000 a. C., na Suméria, pelo fato de os habitantes quererem resolver seus problemas de uma forma mais eficiente, incitando-os a usufruir da arte da administração.

Obviamente que ela também tem outras raízes., como, por exemplo, na China (500 a.C), Alemanha e Austrália (1550 a 1700).

Porém, foi somente com a Revolução Industrial que começou a surgir empresas e o que alguns chamam de “A Moderna Administração”.

Causas do surgimento da administração:
  • Crescimento acelerado e bagunçado das empresas que exigiam cada vez mais uma administração científica capaz de substituir o empirismo e a improvização;
  • Necessidade de maior eficiência e produtividade nas empresas, para ficar a par da grande concorrência que  começou a surgir.

Com essas causas que causavam grande perda de lucratividade, no século XX, surgiu o pai da administração, chamado Frederick W. Taylor, que apresentou os princípios da Administração Científica e o estudo da Administração como Ciência.

Frederick W. Taylor

 A Administração Científica de Taylor

Basicamente ele propunha planejamento, padronização, especialização, controle e remuneração, coisas que representaram a total  alienação das equipes de trabalho e da solidariedade grupal, fortes e vivazes no tempo da produção artesanal.

Porém, estas propostas também geraram lados negativos, principalmente para os trabalhadores, contudo, não deixou de ser um avanço para o processo de produção em massa.

De forma simplificada, Taylor estudava a empresa privilegiando as tarefas de produção, dando ênfase a adoção de métodos racionais e padronizados e máxima divisão de tarefas.

Esta obviamente foi somente uma das fases que a administração passou. E um fato interessante é que paralelamente já estava surgindo outro tipo de administração, a Administração Clássica, porém ela deixaremos para falar mais na frente.

Administração Científica

Cena do filme “Tempos modernos” de Charles Chaplin

                                                        *                         *                         *    

Espero que vocês tenham gostado e se interessado um pouquinho mais por este vasto passado que segue até os dias atuais.

Jaa ne!!

(Para mais informações acessem as fontes e o material didático de Gestão Empresarial)

Fontes:

http://www.sobreadministracao.com/historia-e-evolucao-da-administracao/

http://www.sobreadministracao.com/tudo-sobre-a-administracao-cientifica-de-taylor/

Deixe uma resposta